Em um Circuito Fechado de TV, o equipamento principal é a câmera de monitoramento. Ela é responsável por captar as imagens do ambiente em alta definição e transmitir essas informações para aparelhos de TV em uma central de monitoramento. As imagens também podem ser transmitidas para dispositivos como smartphones e tablets por um aplicativo.
Outro equipamento importante em um CFTV é o gravador. Ele recebe as informações das câmeras, processa esses dados e os transmite para os monitores ou aplicativo. Existem duas tecnologias para esse equipamento: a DVR e a NVR.
A estrutura necessária para um CFTV vai depender do modelo dos equipamentos escolhidos. Em geral, não é necessário fazer modificações como derrubar paredes, por exemplo. Os dispositivos precisam de uma fonte de alimentação – um cabo ligado à energia elétrica – e, nos modelos analógicos, um cabo de rede.
Para garantir o funcionamento do sistema mesmo em situações de emergência em que há queda de energia, você pode incluir um nobreak. O aparelho funciona como uma fonte de energia para outros dispositivos graças às suas baterias internas.
Benefícios de investir em CFTV na sua empresa
Um sistema de segurança como o CFTV tem como principal função prevenir invasões e roubos, tornando o ambiente mais protegido e tranquilo. Além disso, também pode ser decisivo para lidar com essas ocorrências, pois permite que as imagens sejam vistas novamente – para isso, é necessário ter um gravador integrado ao circuito.
Outra vantagem do CFTV é que essa solução também funciona de maneira ostensiva. Como são instaladas de maneira visível tanto em locais internos quanto externos, a simples presença das câmeras de segurança já inibe a ação de criminosos.
Ao evitar ocorrências como invasões e roubos, o circuito proporciona a economia de recursos. Por isso, seu custo-benefício é uma grande vantagem. Ao instalar o sistema, sua empresa evita gastos desnecessários com manutenção de estruturas, reposição de estoque ou de equipamentos.
Além de proteger o patrimônio, a vida e bem-estar dos colaboradores também são preservados. Isso aumenta a credibilidade do negócio, o que reflete no desenvolvimento da empresa.
Equipamentos necessários para montar um CFTV
O Circuito Fechado de TV é composto pelas câmeras de segurança, pelo gravador e pelos cabos. Cada um desses dispositivos conta com diferentes opções de tecnologia e funcionalidades.
Para entender qual é a alternativa mais adequada para sua empresa, é importante conhecer as características principais de cada versão e analisar qual pode suprir suas necessidades em relação à segurança do ambiente.
Câmeras de monitoramento
Existem três tecnologias disponíveis para as câmeras de segurança: analógico (Multi HD®), IP e Wi-Fi. A versão analógica se destaca pelo seu custo mais acessível. Essas câmeras demandam a utilização de um gravador DVR e de um cabo coaxial.
Já as câmeras Wi-Fi oferecem mais funcionalidades, como conexão sem fio e baixo custo. Por isso, são utilizadas em projetos de segurança simples, ideais para pequenos negócios. Sua instalação também é facilitada, sendo necessário apenas conectar o dispositivo na tomada e configurar.
Por fim, as câmeras IP proporcionam os recursos mais avançados de forma simplificada. Entre eles, estão o reconhecimento facial e a leitura de placas veiculares por meio da tecnologia de Inteligência Artificial.
Gravadores digitais
Os gravadores digitais são divididos entre Digital Video Recorder (DVR) e Network Video Recorder (NVR). No primeiro caso, o aparelho é usado especialmente para processar as imagens de câmeras analógicas e convertê-las em digitais. Em relação à estrutura, é necessário conectar o dispositivo a cada câmera via cabo.
O gravador NVR é uma versão mais moderna, e por isso indicado para as câmeras IP. Ele não precisa se conectar a cada câmera por cabos, e é capaz de processar maiores quantidades de informação de maneira rápida e eficiente.